Busca rápida


Excelência na produção de livros didáticos e ótimos preços você só encontra na Escala Educacional.

Assessoria Pedagógica

Datas Comemorativas


Clique abaixo para a lista das datas comemorativas do mês:




  • Dia 1
    Dia da Imprensa

    A imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 10 setembro de 1808, com a criação da Gazeta do Rio de Janeiro, órgão oficial do governo português que tinha se refugiado na colônia americana. Pouco antes no mesmo ano, porém, o exilado Hipólito José da Costa lançava, de Londres, o Correio Brasiliense, o primeiro jornal brasileiro — ainda que fora do Brasil. Enquanto o jornal oficial relatava "o estado de saúde de todos os príncipes da Europa, (...) natalícios, odes e panegíricos da família reinante", o do exilado fazia política. Embora (diferentemente do que muito se divulga) não pregasse a independência do Brasil, e tivesse um posicionamento político por vezes conservador, o Correio Brasiliense foi criado para atacar "os defeitos da administração do Brasil", nas palavras de seu próprio criador, admitia ter caráter "doutrinário muito mais do que informativo". Devido a contestações de historiadores, o Dia da Imprensa, que antes era comemorado na data em que começou a circular "A Gazeta do Rio de Janeiro", foi mudado. A lei nº 9.8831 de 1999 determinou que a data mudasse do dia 10 de setembro para 1º de junho, data de nascimento do "Correio Brasiliense", em Londres.

    Semana Mundial do Meio Ambiente
    Dia de Caxias
    Primeira transmissão de TV no Brasil
    Início do Diário do Rio de Janeiro, o primeiro jornal diário do Brasil (1821)
    Visita de D. Pedro II e sua comitiva imperial a cidade da Lapa (PR), onde foi hóspede do barão dos Campos Gerais (1880)

  • Dia 2
    Morte de Garibaldi, herói da Guerra dos Farrapos (1882)
    Nascimento do escritor José Lins do Rego (1901)
    Passagem de D. Pedro II e sua comitiva imperial por Tindiquera, Araucária (PR) (1880)
  • Dia 3
    Dia do Administrador de Pessoal
    Pentecostes
    Príncipe D. Pedro convoca uma Assembleia Geral Constituinte e Legislativa para tratar da separação brasileira (1822)
  • Dia 4
    Dia Mundial contra a Agressão Infantil
  • Dia 5
    Dia da Ecologia
    Dia 05 de junho, comemora-se além do Dia do Meio Ambiente, o Dia da Ecologia. A palavra Ecologia é formada pela junção de duas palavras gregas, oikos (casa) e logos (ciência). Logo, define-se Ecologia como o conjunto das ciências que se dedicam ao estudo das interações dos seres vivos com o seu ambiente.
    Os ecossistemas são conjuntos de seres vivos habitantes de um local - a flora, a fauna e os microrganismos, juntamente com os fatores físicos que compõem o ambiente - a atmosfera, o solo e a água. Esses ecossistemas estão relacionados em um ciclo vital, a chamada cadeia alimentar, responsável pelo equilíbrio do ambiente.

    Dia Mundial do Meio Ambiente
    O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas (ONU), sobre o meio ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
    Os principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente seria de mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável, promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais,advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

    Sugestões para leitura: O amigo dos animais, Em algum lugar do lixão, Chega de sujeira – Conversando sobre poluição, Um exame médico pra natureza – Conversando sobre meio ambiente e Os 3 erres.
  • Dia 6
    Morte do cientista Miguel Couto (1934)
  • Dia 7
    Dia da Liberdade de Imprensa

    O Dia da Liberdade de Imprensa é comemorado pelos profissionais que com ela trabalham na forma de protestos e do próprio exercício de suas atividades. Em recompensa a isso, existem diversos prêmios que prestigiam trabalhos de imprensa em situações nem sempre favoráveis à liberdade, como a cobertura de países em guerra.
    Esse dia é uma oportunidade para lembrar ao mundo a importância da proteção dos direitos fundamentais da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa, conforme enunciado no Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sem esses direitos, a democracia não consegue prevalecer e o desenvolvimento permanece inatingível. Uma mídia independente, livre e plural tem um papel crucial na boa governança de sociedades democráticas, assegurando a transparência e a prestação de contas, promovendo a participação e o Estado de Direito e contribuindo para o combate à pobreza.

    Assinatura do tratado de Tordesilhas entre D. João II de Portugal e os reis católicos da Espanha (1494)
    Nascimento do escritor Dias Barreto (1848)
    Nascimento do ex-presidente Rodrigues Alves (1848)

  • Dia 8
    Dia do Citricultor
    Morte do herói Henrique Dias (1662)
    Nascimento do educador Antônio Ferreira de Almeida Júnior (1892)
  • Dia 9
    Dia Nacional de Anchieta
    Dia da Imunização
    Dia do Pão
    Dia do Porteiro
    Dia do Protético
    Dia do Tenista
    Fundação da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, por Joaquim Nabuco (1880)
    Morte do padre José de Anchieta (1597)
  • Dia 10
    Dia da Raça
    Dia da Língua Portuguesa
    O Dia da Língua Portuguesa, que se comemora no dia 10 de junho – homenagem a Luís de Camões, poeta português que faleceu no dia 10 de junho de 1580 - é um marco bastante significativo para os países que a têm como língua oficial. Os detalhes da língua falada e escrita de um país têm uma relação estreita com a sua cultura, com os seus valores. Tornar essa língua conhecida é tornar o seu país, também, conhecido.

    Dia da Artilharia (Exército Brasileiro)
    Dia de Camões
    Dia do Pastor
    Fundação da Sociedade Bíblica do Brasil (1948)
    Início da Revolução de 1842, em Barbacena (MG)
    Morte do poeta português Luiz Vaz de Camões
    Nascimento da educadora Armanda Álvaro Alberto (1892)
  • Dia 11
    Dia da Marinha Brasileira
    Batalha naval do Riachuelo (1865)
    Dia do Educador Sanitário
    Início das obras da estrada de ferro Central do Brasil (1855)
    Morte do educador Álvaro Borges Vieira Pinto (1987)
  • Dia 12
    Dia do Correio Aéreo Nacional
    Dia dos Namorados
    O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho.

    Dia Mundial contra o Trabalho Infantil
    No dia 12 de junho se comemora o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Nesse dia, milhares de pessoas em todo o mundo se unem, para mostrar ao mundo, a situação de injustiça em que se encontram meninos e meninas que trabalham por longas jornadas, em condições perigosas, e freqüentemente expondo suas vidas a riscos.
    Desde 2002, a partir de uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho – OIT, o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil vem sendo comemorado com o fim de sensibilizar toda a sociedade, os gestores públicos e a comunidade internacional para a importância da implementação das Convenções nº 138, que estabelece a idade mínima para admissão a emprego, e nº 182, que trata das piores formas de trabalho infantil, ambas da OIT.

    Sugestão de leitura: Não é brincadeira
  • Dia 13
    Dia de Santo Antônio
    Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195. De grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos, faleceu em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade. Santo Antônio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232.

    Dia do Turista
    Criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (1808)
    Criação do Serviço Nacional de Informações (1964)
    Inauguração da Escola de Belas Artes da Bahia (1880)
    Instituição do estado do Maranhão, independente das demais capitanias (1621)
    Insurreição Pernambucana (1645)
    Posse do primeiro bispo do Rio de Janeiro, D. José de Barros Alarcão (1682)
  • Dia 14
    Dia do Solista
    Dia Universal de Deus
     
    Morte do ex-presidente Afonso Pena (1909)
    Posse de Nilo Peçanha, presidente do Brasil (1909)
  • Dia 15
    Corpus Christi
    Dia do Paleontólogo
  • Dia 16
    Dia da Unidade Nacional
    Naufrágio da nau Nossa Senhora de Ajuda, que seguia para Lisboa, com o primeiro bispo do Brasil, D. Pero Fernandes Sardinha (1556)
  • Dia 17
    Dia do Funcionário Público Aposentado
    Dia da Unidade Alemã
    Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação
    Instalação no Brasil da Regência Trina Definitiva (1831)
  • Dia 18
    Dia do Imigrante Japonês
    Dia do Químico
  • Dia 19
    Dia do Cinema Brasileiro
    No dia 8 de julho de 1896, sete meses depois de os irmãos Lumière inaugurarem a sétima arte em Paris, o Rio de Janeiro exibiu a primeira sessão de cinema no Brasil. No ano seguinte, em 1897, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles abriram a primeira sala de cinema, também no Rio de Janeiro, na Rua do Ouvidor.
    A sala chamava “Salão Novidades de Paris” e exibiu o primeiro filme brasileiro em 1898. O filme, rodado por Afonso Segreto, mostrava um documentário com imagens da Baía de Guanabara. Aliás, os documentários foram as primeiras produções brasileiras.

    Sugestão de leitura: Arte é... Cinema

    Carta régia de Portugal proibindo a cultura de cana-de-açúcar no Maranhão (1761)
  • Dia 20
    Dia do Revendedor
    Criação por decreto do cargo de presidente do Conselho de Ministros em 1847 (equivale a oficialização do parlamento brasileiro)
    Luiz Alves de Lima e Silva é agraciado com o título de Marquês de Caxias (1852)
  • Dia 21
    Dia da Mídia
    Dia Universal Olímpico

    Dia do Imigrante
    Início do Inverno
    Dia da Música

    A palavra música vem do grego "mousikê", que significa a arte das musas. Por isto, incluía também a poesia e a dança. E o que todas elas têm em comum? O ritmo!
    É quase impossível dizer quando a música surgiu ou como os homens passaram a utilizar instrumentos para deles extrair som, ritmo, melodias. Ao contrário de outras manifestações primitivas da arte, como as pinturas que ficavam gravadas nas cavernas, a música não podia ser registrada. Isto dificulta ainda mais a tentativa de delimitar o "nascimento" desta expressão.

    Sugestões de leitura: O homem dos sete mil instrumentos e mil e uma alegrias, Arte é ... Música, O mundo dos sons, Como nasce a música, A descoberta das notas e Flauta doce e teclado.

    Dia do Intelectual
    Dia do Mel
    Dia Nacional do Luto
    Início da permanência do padre José de Anchieta como refém dos índios em Iperoig (1563)
    Nascimento do escritor Graça Aranha (1868)
    Nascimento do escritor Machado de Assis (1839)
    Seleção brasileira de futebol conquista no México, pela terceira vez, a Copa do Mundo e conquista definitivamente a taça Jules Rimet (1970)

  • Dia 22
    Chegada ao Brasil de D. Pero Fernades Sardinha, primeiro bispo do Brasil (1552)
    Colocação em execução da Constituição Provisória dos Estados Unidos do Brasil (1890)
    Dia do Orquidófilo
    Inauguração do cabo submarino telegráfico entre o Brasil e a Europa (1874)
  • Dia 23
    Dia do Lavrador Dia Olímpico Dia Mundial Olímpico
  • Dia 24
    Dia das Empresas Gráficas
    Dia de São João
    Dia Internacional do Leite
    Dia do Caboclo
    Dia Mundial dos Discos Voadores
    Nascimento do escritor Joaquim Manuel de Macedo (1820)
    Padroeiro da cidade de Niterói (RJ) - São João
  • Dia 25
    Dia do Imigrante
    Dia do Quilo
    Ocupação da Fortaleza de Humaitá pelo general Osório (1869)
  • Dia 26
    Dia do Metrologista
    Adoção no Brasil do Sistema Métrico Francês (1862)
    Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito
    Morte de Tobias Barreto (1889)
  • Dia 27
    Dia Nacional do Progresso
    Dia do Artista Lírico
    Dia Nacional do Diabético
    Dia Nacional do Vôlei
    Nascimento do escritor João Guimarães Rosa (1908)
  • Dia 28
    Dia da Renovação Espiritual
    Criação no Rio de Janeiro do Erário Régio e Conselho da Fazenda (1808)
    Inauguração das barcas entre Rio de Janeiro e Niterói, na Baía de Guanabara (1862)
  • Dia 29
    Dia da Telefonista
    Dia de São Pedro e São Paulo
    Dia do Papa
    Dia do Pescador
    Dia do Escritor Paulista
    Dia Nacional do Progresso
    Morte do marechal. Floriano Peixoto (1895)
    Morte do ex-presidente Campos Sales (1913)
  • Dia 30
    Dia do Caminhoneiro
    Dia do Economiário
    Início da terceira regência da princesa Isabel (1887)
    Parte de São Paulo a bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva, denominado como seu pai de Anhanguera e funda a cidade de Goiás (1722)